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Tensão Pré-Menstrual

Tensão Pré-Menstrual

 

A TPM pode ser atenuada com mudanças muito simples nos hábitos do dia-a-dia. Confira!

O que é TPM?

TPM ou Tensão Pré-Menstrual é uma desordem física e emocional que pode ser causada por mudanças hormonais que ocorrem durante o período menstrual de uma mulher. Muitas hipóteses surgem a respeito das causas desta disfunção, mas o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central. Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

Quais são os sintomas?

Mais de 150 sintomas diferentes já foram reportados por mulheres com TPM. Os mais comuns são retenção de líquido, aumento de peso, cólicas abdominais, dores generalizadas (costas, articulações), espasmos musculares, sensibilidade nos seios, aparecimento de espinhas, aumento do apetite, irritabilidade, ansiedade, depressão, hostilidade, dificuldade para se concentrar, fadiga, alterações na libido, tolerância diminuída a estímulos sensoriais (luzes, barulhos etc.), entre outros.

Ainda não foi identificada uma causa exata da TPM; entretanto ela pode ser ligada a fatores sociais, culturais, biológicos e psicológicos. É estimado que 70 a 90% das mulheres em idade fértil sejam afetadas pela TPM. A incidência é maior em mulheres com idade entre 25 e 40 anos, aquelas com pelo menos um filho, com história familiar de depressão grave ou mulheres com um histórico de depressão pós-parto ou desordem afetiva.

Como é diagnosticada?

Não há um exame único que possa diagnosticar TPM, mas um ginecologista poderá avaliar o histórico da paciente e solicitar diversos exames para garantir que não se trata de uma doença com sintomas semelhantes.

Tratamento e prevenção

Embora não haja uma cura concreta para TPM, existem algumas medidas que podem ser tomadas para atenuar os sintomas e promover o bem-estar durante o período. Elas incluem dieta e exercícios, medicamentos e até mesmo a psicoterapia. O médico usará todas as informações do histórico da sua paciente, a avaliação do exame físico e seus sintomas para ajudá-la a escolher o melhor tratamento.

Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 (Piridoxina), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.

Algumas mudanças no estilo de vida também podem ser úteis na prevenção da TPM ou para evitar seu agravamento. Exercícios regulares de 3 a 5 vezes por semana e uma dieta balanceada (com aumento na quantidade ingerida de grãos, vegetais, frutas e diminuição de sal, açúcar, álcool e cafeína) podem ser benéficos. É importante também observar quais são os períodos que o corpo requer sono durante o ciclo menstrual, garantindo um descanso adequado.

 

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