Image Memorial Laboratório e Imagem

Atendimento ao Cliente

(71) 4004-0107

Fique Atualizado

Gostaria de receber informações e novidades sobre o Image Memorial?

Autorizo o recebimento de informações via e-mail.

Não tenho interesse em receber informações via e-mail.





Masculino Feminino



Atenção: O nono digito (9) será adicionado automaticamente nos celulares de SP.


Enviando
Aguarde. Estamos redirecionando para a página de
Resultados de Exames.


Localize uma unidade





Sobre a DASA

Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.

Saiba mais

Sobre o Image Memorial

Informações gerais sobre o Image Memorial Medicina Diagnóstica.

Saiba mais

Sustentabilidade

O Image Memorial está comprometido a ser uma empresa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável

Saiba mais


Hepatite

Hepatite

 

Definição

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado. Ela pode ser decorrente de causas diversas e sua prevalência é bastante elevada, atingido milhões de pessoas no mundo inteiro.

Causas

Existem vários tipos de hepatite. As mais comuns são as causadas por vírus, principalmente os vírus A, B e C. Outras causas frequentes incluem álcool, drogas, distúrbios metabólicos (obesidade), doença autoimune, causas hereditárias e citomegalovírus.

Sintomas

Na hepatite infecciosa, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe, com febre, dores articulares, náuseas, vômitos, falta de apetite e enfraquecimento. Quando as queixas diminuem, pode surgir uma cor amarelada da pele e das mucosas. De uma forma geral, a hepatite A tem evolução benigna e na maioria das vezes o indivíduo não detecta a doença. A hepatite B torna-se crônica em 5% dos casos e a hepatite C, em mais de 60%. Portadores de hepatite B ou C crônicas podem evoluir para cirrose e câncer de fígado em 20% a 40% dos casos.

Diagnóstico

A avaliação clínica pode conduzir à hipótese diagnóstica de hepatite, que será confirmada pelos exames de sangue, especialmente pelos marcadores de hepatites virais e autoimunes. Quando necessário, a gravidade da doença pode ser avaliada por biópsia hepática.

Tratamento

Procurar um médico com regularidade e, principalmente, aos primeiros sinais da doença é fundamental para que ele possa indicar o melhor tratamento para cada caso. Somente o médico deverá orientar o paciente em relação ao tratamento adequado e ao uso de remédios.

Para as hepatites virais agudas não há tratamento específico, à exceção da hepatite C, que, se tratada convenientemente na fase aguda, deixa de evoluir para a cronicidade. Repouso relativo e alimentação adequada são recomendações usuais, além de proibição de bebidas alcoólicas e administração de remédios somente a critério médico, evitando drogas que possam piorar a hepatite. As hepatites causadas por álcool ou drogas necessitam do afastamento das substâncias lesivas.

Prevenção

As hepatites A e B podem ser prevenidas pela vacina. São importantes o uso de água tratada ou fervida e a proibição de banhos em locais de água contaminada. Evitar o contato com sangue ou secreções de pessoas contaminadas e usar preservativo nas relações sexuais são recomendações eficazes para a prevenção de hepatites B e C. Cessar ou reduzir o consumo de álcool previne a hepatite alcoólica.

 

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

 

Veja também:   

Compartilhe:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Indicar para um Amigo
  •  

    Indique para seu Amigo




















 
 
 
Image Memorial Laboratório e Imagem © 2017 Image Memorial Laboratório e Imagem. Todos os direitos reservados.