Image Memorial Laboratório e Imagem

Atendimento ao Cliente

(71) 4004-0107

Fique Atualizado

Gostaria de receber informações e novidades sobre o Image Memorial?

Autorizo o recebimento de informações via e-mail.

Não tenho interesse em receber informações via e-mail.





Masculino Feminino



Atenção: O nono digito (9) será adicionado automaticamente nos celulares de SP.


Enviando
Aguarde. Estamos redirecionando para a página de
Resultados de Exames.


Localize uma unidade





Sobre a DASA

Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.

Saiba mais

Sobre o Image Memorial

Informações gerais sobre o Image Memorial Medicina Diagnóstica.

Saiba mais

Sustentabilidade

O Image Memorial está comprometido a ser uma empresa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável

Saiba mais


Cuidados com a Saúde Intestinal

Cuidados com a Saúde Intestinal

 

Dados do Instituto de Pesquisa AC Nielsen revelam que 32% das mulheres brasileiras possuem desconforto e dificuldades para irem ao banheiro. Se levarmos em conta que o trato digestivo nos coloca em contato com o meio externo e os seus antígenos, sua integridade é absolutamente necessária, uma vez que ele será o primeiro a entrar em contato com substâncias estranhas ao corpo humano.

Segundo Marcelo Costa, coloproctologista do Grupo Acreditar e titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 80% do nosso potencial imunológico se concentra na mucosa intestinal. Assim, o correto funcionamento do intestino, além de não trazer consequências orgânicas, como lesões na região anorretal, dor e sangramento, é responsável em grande parte pelo bem estar psicológico, que, quando não adequado, ocasiona efeitos prejudiciais para a vida emocional e laborativa do indivíduo.

Sedentarismo, vergonha de usar o banheiro em lugares públicos, pouca ingestão de líquidos e alimentação incorreta são alguns fatores que contribuem para o mau funcionamento do intestino. A síndrome do intestino irritável está entre os problemas intestinais mais comuns. Embora não apresente lesão orgânica, ela causa grande desconforto nas pessoas. Seus principais sintomas incluem dor abdominal com cólica, distensão abdominal por gazes, obstipação (intestino preso, constipação severa e obstrução intestinal) e, geralmente, diarreia. Esses sintomas são de longa duração (mais de seis semanas) e de caráter recorrente, alternando períodos de exacerbação e acalmia devido aos fatores emocionais e alimentares. O diagnóstico só deve ser dado por um médico.

Outro problema comum é o intestino preguiçoso, refletido pelo inchaço abdominal, causando bastante desconforto para o paciente. Suas causas se relacionam com uma alimentação pobre em fibras, pouca ingestão de água e sedentarismo.

A alimentação rica em fibras de boa qualidade nutricional, a atividade física regular, a ingestão de líquidos e o estabelecimento de um período regular pré-determinado para a evacuação constituem a melhor providência para evitar o problema.

 

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

 

Veja também:   

Compartilhe:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Indicar para um Amigo
  •  

    Indique para seu Amigo




















 
 
 
Image Memorial Laboratório e Imagem © 2017 Image Memorial Laboratório e Imagem. Todos os direitos reservados.