Image Memorial Laboratório e Imagem

Atendimento ao Cliente

(71) 4004-0107

Fique Atualizado

Gostaria de receber informações e novidades sobre o Image Memorial?

Autorizo o recebimento de informações via e-mail.

Não tenho interesse em receber informações via e-mail.





Masculino Feminino



Atenção: O nono digito (9) será adicionado automaticamente nos celulares de SP.


Enviando
Aguarde. Estamos redirecionando para a página de
Resultados de Exames.


Localize uma unidade





Sobre a DASA

Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.

Saiba mais

Sobre o Image Memorial

Informações gerais sobre o Image Memorial Medicina Diagnóstica.

Saiba mais

Sustentabilidade

O Image Memorial está comprometido a ser uma empresa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável

Saiba mais


Colesterol e Triglicérides

Saiba o que é dislipidemia e como controlar os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.

Colesterol e Triglicérides

 

Lípides são substâncias presentes no sangue, denominadas popularmente de gorduras. Eles são importantes na síntese de hormônios, no armazenamento de energia e na produção de calor. Os principais lípides existentes na circulação sanguínea são o colesterol e suas frações e os triglicérides e a elevação dos lípides é denominada de dislipidemia.

A dislipidemia é um dos principais fatores responsáveis pela aterosclerose, doença que leva à obstrução das artérias (vasos que levam o sangue para os tecidos) e que representa hoje a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo.

Principais causas

As dislipidemias podem ser primárias (genética) ou secundárias, causadas por outras doenças (diabetes mellitus, síndrome nefrótica, hipotiroidismo, obesidade, alcoolismo, insuficiência renal crônica) ou pelo uso de alguns medicamentos (diuréticos em altas doses, betabloqueadores, corticosteróides, anabolizantes).

Frações do colesterol

O colesterol é sintetizado (fabricado) no fígado. As principais frações do colesterol são LDL colesterol e HDL colesterol. O colesterol total é a soma das frações LDL, HDL e VLDL. Mais importante do que a dosagem de colesterol total é a dosagem de suas frações, pois uma dosagem de colesterol total pode estar elevada as custas do colesterol HDL, o que não traz preocupação, ao contrário de um colesterol total elevado as custas do LDL.

O LDL, colesterol conhecido popularmente como colesterol ruim, é o que se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos (artérias) e quando elevado cronicamente é um fator de risco isolado para doenças do coração, como infarto do miocárdio, AVC (derrame cerebral) e insuficiência arterial que acomete principalmente as pernas. O LDL colesterol é a fração mais importante do colesterol.

O HDL colesterol também chamado colesterol bom ou protetor, faz a função de carregar para o fígado o colesterol circulante com a finalidade de removê-lo da circulação e metabolizá-lo. Portanto, quanto mais elevado, menor o risco de doenças cardiovasculares. Já o VLDL colesterol está ligado á quantidade de triglicérides e não é importante como fator de risco para doença aterosclerótica.

Colesterol "ruim"

Para pacientes sem fatores de risco para doenças cardiovasculares, um colesterol LDL é considerado bom quando abaixo de 130mg/dL e no limite entre 130mg/dL e 160 mg/dL e elevado acima de 160mg/dL. Para pacientes com dois ou mais fatores de risco* ou para pacientes diabéticos, ou ainda para pacientes que já sofreram um evento cardiovascular como infarto ou AVC (derrame), o nível de LDL é considerado adequado quando abaixo de 100mg/dL, embora alguns estudos apontem, nessa situação, como ideais níveis inferiores a 70 mg/dL.

A síntese de colesterol no fígado é determinada geneticamente, ou seja, filhos de pais com colesterol elevado têm maior chance de apresentarem produção excessiva de colesterol. Uma dieta saudável com fibras e com restrição de gordura associada à atividade física regular pode contribuir para diminuir até cerca de 40% dos níveis de LDL colesterol.

É importante salientar que, como visto acima, algumas doenças como o hipotiroidismo podem causar aumento do LDL – levando a um quadro de dislipidemia secundária. Neste caso a diminuição do LDL colesterol depende do tratamento destas doenças associadas.

Colesterol "bom"

Níveis bons de HDL são aqueles que estão acima de 40mg/dL, enquanto os níveis ótimos estão acima de 60mg/dL.

Os níveis de HDL também são determinados geneticamente. Atividade física regular e abster-se do cigarro podem auxiliar no aumento do colesterol HDL.

Triglicérides

Triglicérides são gorduras circulantes no sangue que, ao contrário dos colesterol, sofrem influencia grande da dieta, de variações no metabolismo do próprio indivíduo ou devido a outras doenças como o diabetes mellitus.

Alimentos ricos em gordura de origem animal (leite e derivados, carne bovina ou suína), carboidratos (farináceos, açúcar) e ingestão de bebidas alcóolicas resultam em elevação de triglicérides em pacientes suscetíveis. Por isso não é raro que coletas de sangue num intervalo curto de tempo, muitas vezes com apenas alguns dias, mostrem valores aparentemente discrepantes de triglicérides.

Estudos clínicos e epidemiológicos têm demonstrado que o aumento dos níveis de triglicérides podem ser considerados fator de risco independente para aterosclerose. Uma dieta balanceada e rica em fibras associada à prática esportiva regular ajuda a diminuir os níveis de triglicérides. A critério do médico assistente, em algumas situações, haverá a necessidade de prescrição de medicamentos que ajudem a diminuir os níveis de LDL colesterol e/ou triglicérides.

*Os fatores de risco são: homens com idade igual ou superior a 45 anos e mulheres com idade igual ou superior a 55 anos; hipertensão arterial; história familiar precoce de aterosclerose, ou seja, com eventos cardiovasculares como infarto do miocárdio e Acidente vascular cerebral (derrame) em parentes de primeiro grau do sexo masculino abaixo de 55 anos ou do sexo feminino abaixo de 65 anos; tabagismo (fumo); HDL colesterol (colesterol bom) inferior a 40mg/dL.

 

Veja também:   

Compartilhe:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Indicar para um Amigo
  •  

    Indique para seu Amigo




















 
 
 
Image Memorial Laboratório e Imagem © 2017 Image Memorial Laboratório e Imagem. Todos os direitos reservados.